quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Fechamento do mês de setembro/2021

Olá, pessoal da Firesfera!

Fiquei de férias por 20 dias, então pude descansar e curtir com a família. Esse mês também não dei tanta atenção para minha carteira, porém continuei com os aportes de acordo com meu PIP.

O mercado continua com a instabilidade de sempre, apesar da vacinação ter avançado e surgir uma luz no fim do túnel. Tem muitas oportunidades em renda fixa e tenho refeito minha fatia de RF que estava um pouco fora da minha meta.   

A análise semestral e anual tem se mostrado adequada e gostei dessa maneira de analisar. 


1. DESPESAS

As despesas dos últimos 12 meses continuam subindo. Isso já era esperado e comecei a fazer a previsão de despesas para o próximo ano com o comportamento pré-pandemia. 

As despesas desse acumulado (OUT/21-SET/21) encontram-se estáveis, mas com tendência de elevação nesse semestre:

  1. As despesas variáveis continuam com o melhor saldo (diferença entre previsto e realizado) que no momento está em torno R$ 13.000,00. Nesse item estão despesas como água, luz, telefone, gás, supermercado, etc. Mas o consumo/gastos começaram a crescer e esse saldo tende a diminuir;
  2. Despesas fixas que incluem gastos com aluguel, condomínio, pós-graduação e impostos continuam com o maior percentual (40,5%) e também estão com saldo de cerca de R$ 6.700,00;
  3. Despesas infantis (6,9%) continuam crescendo, além da senhora VAR comprar mais roupas para o pequeno VAR, nós tivemos alguns gastos extras com pediatra;
  4. O resultado final foi um gasto de 75,2% do valor previsto. 



 

2. TAXA DE POUPANÇA

Estou muito feliz, pois a TAXA DE POUPANÇA desse semestre (julho, agosto e setembro) foi de 52,4%. a influencia foi da correção do salário no mês passado aliado a promoção de pleno para sênior.

 

Com esses resultado, estou no mesmo patamar dos anos anteriores. Ainda tem alguns recursos extraordinários nos próximos meses (13° e férias coletivas) que devem ajudar a subir essa taxa de poupança.  

 

3. RENDIMENTOS

Foi mais um mês vermelho (-0,9%) que olhando nos 12 meses praticamente empata com o IPCA, portanto sem ganho real. A renda fixa segue estável (1,1 %) e continuo aportando até chegar na minha meta. O PGBL cresceu um pouco (0,4%). Ainda incomoda a variação do TD que representa 40% da renda fixa que apenas cessará na data do resgate. Continuo firme na minha aquisição de outros investimentos como CDB, LCA, CRI, DEB. 



Segue abaixo a evolução do portfólio. Fiz uma análise de 12 meses e a inflação IPCA foi de 9,68% e a rentabilidade do portfólio foi de 10,2%. A carteira está praticamente lateralizada, apenas não caiu por causa dos aportes.






 

4. OUTROS ASSUNTOS

A empresa confirmou o retorno hibrido para esse mês de outubro e isso para mim foi um balde de água fria. Recebi essa noticia durante as férias que amenizou um pouco meu mau humor. Cogitei de voltar sozinho para nossa casa e tentei convencer minha esposa a ficar aqui na casa da sogra até dezembro, porém ela optou por voltar comigo também para nossa casa. Por mais que seja a casa da mãe dela, sinto que minha esposa não possui a mesma liberdade de antes. 

Estou firme na Pós em programação em dispositivos móveis (mobile), gostei muito do módulo sobre FLUTTER. Teve atividade de desenvolvimento de um aplicativo e estou muito feliz por ter funcionado. Agora é aprofundar no vasto material disponível. Caso alguém tenha uma apostila sobre FLUTTER ou DART, me avisem.

Tomei a segunda dose da vacina contra covid e aos poucos a vida cotidiana adquire um patamar novo. 

 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.

14 comentários:

  1. Bom dia VAR! O mesmo por aqui em relação à carteira...a diferença é que já estou negativo em relação à inflação há algum tempo...O objetivo do Investidor esse ano não é ganhar dinheiro, mas não perde-lo. O que vem salvando são os aportes.

    Parabéns pela promoção!

    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia VVI.

      Obrigado, essa promoção ocorreu em boa hora. Ás vezes tenho a estranha sensação que a empresa monitora nossas pesquisas por outras empresas. De toda a forma, vai dar um alivio nas despesas que voltaram a crescer.

      Abraços,

      Excluir
  2. Olá, VAR!

    só de subir 10% já está voando kkkk

    e confesso que me abraçarei na RF por um tempo, com essas taxas que me permitem ter mais tranquilidade do que tenho hj dependendo apenas da minha habilidade em RV.

    grande abraço
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI,

      Também estou focado na RF, quero concluir minha escadinha de CDB (já estou com dois anos completos e agora falta 4 anos). Também abracei a RF até ter uma quantidade confortável, algo em torno de pelo menos 20-25% em RF.

      Também espero continuar voando e quem sabe, um pouco mais alto. :-)

      Abraços,

      Excluir
  3. Olá VAR!

    Gostei muito dos teus gráficos. Já peguei umas ideias nesse teu post para a gerência da Carteira Zé Batalha.

    Estou vendo que você é DEV, assim como eu. Trabalho atualmente com Angular no front e Spring Boot no backend, mas já mexi com coisa pra caramba nesses 20 anos de profissão... rs

    Só queria deixar uma dica já que está aprendendo Flutter. Ainda não trabalho com isso, mas comprei um curso da Udemy por apenas R$22,90 elaborado pelo Google Flutter team. Recomendo bastante. É o "The Complete 2021 Flutter Development Bootcamp with Dart". O preço pode não estar assim agora, mas rola direto essas promoções. Só ficar ligado.

    Por sinal, muito bacana seu blog. Já está no meu blogroll.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé Batalha,

      Obrigado pela visita e pela dica do material, já vou pesquisar. Gostei do módulo Flutter e acredito que seja um flamework com bastante potencial.

      Abraços

      Excluir
  4. E aí VAR
    Tamu junto, eu não divulgo mais fechamento, mas minha carteira tá lateral também há meses e só por conta dos meus aportes que continuam sendo feitos. Está inferior ao pico, que foi há quase 1 ano.
    Enquanto isso, os gastos aumentam paulatinamente (inflação real, não só a de índices).
    Parabéns pela recente promoção e acho que o trabalho híbrido pode ser interessante pra muita gente.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AC,

      Obrigado pela visita. Temos que ter paciência e é necessário persistência nesses momentos.

      Tento manter os gastos sobre controle, mas está um pouco difícil. Mas vamos em frente, pois já vejo uma luz no fim do túnel.

      Abraços

      Excluir
  5. Olá VAR,
    Cheguei aqui de paraquedas, interessante a sua evolução de aportes, parabéns.Eu comecei aportando uns R$:200 (Vida de graduando pobre) mas fui evoluindo tendo mais tempo livre na pandemia. Já dei uma olhadinha no flutter, acha que o Dart pode ganhar mais mercado que o Javascript ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Mendigo, bom dia

      Obrigado, comecei meus aportes com a previdência privada, pois a empresa contribuía. Também investi em poupança, mas utilizava basicamente para juntar dinheiro e depois construir minha casa, então nem coloquei na evolução.

      Sobre o framework Flutter e a linguagem Dart, acredito que possuem potencial para ganhar mais mercado, devido a uma série de características. porem sou realista que isso pode demorar um pouco.

      Abraços,

      Excluir
  6. VAR, parabéns pela evolução de patrimônio.

    Tenho vista nas últimas semanas alguns comentários sobre desenvolvedores mudando de emprego, ou rejeitando propostas de trabalho, quando não são remotas. O que você acha?
    Conversei com alguns que estão inclusive trabalhando remoto para outros países.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Dinheiro,

      Sou grato por sua visita.

      Sobre essa questão de desenvolvedores rejeitando propostas, possua a opinião que isso é uma fase de transição. Porém um ponto que teve ser considerado que isso é mais perceptível para os profissionais com maior experiência profissional, pois uma parte das nossas habilidades interpessoais (soft skills) são aprimoradas no dia-a-dia com outros profissionais. E os profissionais iniciantes e junior estão no começo da caminhada, mas isso não impossibilita a escolha por trabalhos remotos ou presenciais.

      Abraços,

      Excluir
  7. Meus parabéns, "favoritei" seu blog para não perder nenhum post. Até sábado termino todos os posts. Você chegou a disponibilizar sua planilha? de qualquer forma vou procurar mais um pouco. Obrigado por compartilhar.

    SDB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SDB, bom dia

      Seja bem vindo. Ainda pesquiso no Blogger uma maneira mais fácil de disponibilizar os arquivos para download, por enquanto não consegui. Estou avaliando criar um link no Google-drive, talvez seria a melhor opção.

      Vou trabalhar no Blog e criar uma sessão de downloads e atualizar meu PIP.

      Abraços,

      Excluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera! Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIR...