sábado, 4 de setembro de 2021

Fechamento do mês de agosto/2021


Olá, pessoal da Firesfera!

Esse mês não dei atenção para a minha carteira de investimentos, foi um mês agitado no meu trabalho. Nesses momentos que vale a pena ter um PIP, segui o planejado e dediquei o tempo para a família e para o trabalho. Ainda preciso do trabalho para conseguir o dinheiro para fazer a carteira crescer, mas já percebo o crescimento patrimonial.

Na questão de análises, continuo a avaliação anual e semestral das minhas finanças (despesas, poupança e investimentos).

1. DESPESAS

As despesas dos últimos 12 meses tiveram uma leve subida. No ano passado passei diversos meses em casa e as despesas tiveram uma queda significativa entre agosto e novembro/2020. E nesses meses recentes, as despesas começam a retoma o comportamento pré-pandemia. 

As despesas desse acumulado (SET/21-AGO/21) encontram-se estáveis, no entanto já me preparo para um crescimento nesse semestre:

  1. As despesas variáveis continuam com o melhor saldo (diferença entre previsto e realizado) que no momento está em quase R$ 13.000,00. Nesse item estão despesas como água, luz, telefone, gás, supermercado, etc. Mas o consumo/gastos começaram a crescer e esse saldo tende a diminuir, voamos aguardar;
  2. Despesas fixas que incluem gastos com aluguel, condomínio, pós-graduação e impostos continuam com o maior percentual (39,4%) e também estão com saldo de cerca de R$ 8.200,00;
  3. Despesas infantis (6,5%) tiveram um crescimento, pois a senhora VAR comprou mais algumas roupas para o pequeno VAR. Nessa situação já me preparo para voltar com o dobro de malas quando voltar para minha casa;
  4. O destaque negativo foram as despesas extras (-R$ 1.274,00) como saúde, manutenção de casa e manutenção de carro (que não possuo, ufa). Essa diferença já foi maior no último balanço e estão voltando para a normalidade;
  5. O resultado final foi um gasto de 74,5% do valor previsto. No final do ano pretendo ser mais realista com o orçamento, mas sei que é difícil e normalmente prefiro pecar pelo excesso.


 

2. TAXA DE POUPANÇA

A TAXA DE POUPANÇA desse semestre (julho e agosto) foi de 47%. Tive menos receitas extraordinárias nesse mês, mas há previsão de alguns extras nos próximos meses que deve retoma minha poupança para pelo menos 50%.

 

Comparado com o primeiro semestre, pude observar que o segundo semestre sempre foi menor nos anos anteriores. Essa diferença é causada pelo PLR (geralmente abril ou maio) que provoca uma injeção de receitas e consequentemente uma melhor taxa de poupança.  

 

3. RENDIMENTOS

Foi um mês morno (0,7%) que praticamente empata com o IPCA, portanto sem ganho real. A renda fixa segue estável e o PGBL andou de lado (0,0%), pelo menos não caiu. Ainda incomoda a variação do TD que representa metade da renda fixa que apenas cessará na data do resgate. Esse é um dos motivos da minha aquisição de outros investimentos como CDB, LCA, CRI, DEB já parei de adquirir TD, mas vejo comentários sobre marcação a mercado, porém preciso estudar mais. 

Pensei em adquirir TD com pagamentos semestrais, mas devido a procrastinação, optei por apenas CDBs nesse mês.







Segue abaixo a evolução do portfólio. Fiz uma análise de 12 meses e a inflação IPCA foi de 8,99% e a rentabilidade do portfólio foi de 10,2%. Portanto baixo ganho real do meu portfólio de investimento. Apesar desse período de instabilidade, mantenho firme nos aportes e na diversificação da carteira.




 

4. OUTROS ASSUNTOS

A empresa emite sinais frequentes de um sistema hibrido (alguns dias no escritório e outros em trabalho remoto), não gosto da ideia, mas preciso preparar meu espirito para isso. Minha esposa e eu reavaliamos nossa permanência na casa da sogra e optamos por ficar por aqui até dezembro, pois a nossa casa está muito tempo fechada. 

A burocracia do inventário acabou, foi até rápido levando em consideração alguns amigos e parentes que arrastaram por alguns anos. Agora é se preparar para a declaração de IR do próximo ano, já estou sentindo a mordida do leão. 

Estou firme na Pós em programação em dispositivos móveis (mobile), a revisão do conteúdo foi tranquila, apesar de ter um tempo que não via JS. Apanhei foi na configuração do notebook e na instalação dos aplicativos. terminei o segundo módulo e vamos para a terceira etapa.

Tive um reconhecimento e recebi uma promoção no trabalho, passei de Pleno para Sênior, esse aumento/promoção já tem destino certo na minha carteira de investimento. E pretendo usar para antecipar minha IF.

 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.







12 comentários:

  1. Bom dia VAR! Excelente taxa de poupança! Parabéns! Esse retorno para o escritório será um desafio mesmo... Pra quem perdia muito tempo no trânsito e se acostumou a almoçar com a família será um grande retrocesso...Eu pessoalmente prefiro o homeoffice 100% ao trabalho presencial (ou modelo híbrido), porém infelizmente muitas empresas ainda não tem gestores com visão nos lados positivos para a empresa de ter o funcionário em casa (economia em escritórios, horas extras não computadas, etc). Pra mim vai ser um caso de perde - perde. Mas paciência... Imagina um homeoffice sem pandemia? Seria um sonho...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, bom dia.

      Obrigado, estou firme para manter essa taxa de poupança. As oscilações ocorrem e estão bem controladas. Caso consiga ficar em trabalho remoto em definitivo, essa taxa tende a aumentar e o objetivo FIRE ficará mais próximo.

      abraços,

      Excluir
  2. VAR, parabéns pela evolução no patrimônio. Gostei dos gráficos também, ficaram bem fáceis de ler e interativos.
    Eu estou em home office desde março/20, e me adaptei muito bom. Espero não retornar ao escritório tão cedo, pois não tenho saudade do trânsito da cidade.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Dinheiro, bom dia

      Obrigado, fazer gráficos foi algo que aprendi na faculdade e utilizo com frequência no meu trabalho. Essas ferramentas do Infogram são incríveis e muito fáceis de utilizar. E o melhor, a versão básica é gratuita que atende muito bem.

      Abraços,

      Excluir
  3. Beleza, VAR!!!

    Excelente fechamento, você está literalmente voando! Nem me lembre do IR, já fico cansado só de pensar ehhehehe eu brinco, mas eu gosto dessa burocracia, é prazeroso poder ver a evolução ano após ano nele...

    Abraços, stay safe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ONE,

      Estou louco para voar acima do radar, rs. Mas preciso controlar a ansiedade, ainda tem alguns poucos anos pela frente.

      A burocracia do IR eu sempre deixava para minha irmã que é contadora. Esse foi o primeiro ano que fiz minha IR e deu tudo certo, já recebi minha restituição. Ufa

      Abraços e muito obrigado.

      Excluir
  4. Olá, VAR

    excelente ter ficado no azul esse mês!
    agora voltei a olhar também para RF e principalmente os produtos que citou.

    Sobre o sistema hibrido será um novo desafio de adaptação, reuniões com parte da equipe in loco e a outra remota será bem caótico na minha opinião.

    grande abraço
    P.I.

    ResponderExcluir
  5. Olá PI,

    Esses produtos de RF são bem interessantes e ajudam a diversificar a carteira. São muitas opções e há uma grande variedade de ativos com FGC.

    E sobre o modelo híbrido, eu aguardo como funcionará na prática, apesar de ter algumas empresas conhecidas que já praticam esse modelo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa noite VAR !!!!!!!! Parabéns pelo resultado do mês..... se não for incômodo vc poderia expor um pouco de sua carteira Buy-and-hold ....ajudaria muito. Obrigado por dividir conosco, seu blog hoje em dia é o que eu mais admiro e sigo. Abraço !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeferson, boa noite

      Obrigado. Minha carteira Buy-and-Holder é praticamente composta por Infraestrutura (energia e saneamento) e bancos. Tem um pouco de outros setores (saude e industrial), mas é um percentual pequeno.

      Vou fazer uma descrição mais detalhada num próximo post.

      Abraços

      Excluir
  7. rapaz, ta voando mesmo! Como explica seu rendimento, o que mais contribuiu pra ele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagabundo, boa noite

      É um prazer ter sua presença.

      Uma parte expressiva está alocada em previdência privada PGBL. E estou satisfeito com a gestão do fundo.

      Em RV adotei uma postura mais conservador e adquiri empresa de energia, saneamento e bancos.

      E além disso, tenho mantido os aportes mensais e já percebo a bola de neve começando.

      Abraços

      Excluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera! Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIR...