segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Fechamento do mês de julho/2021


Olá, pessoal da Firesfera!

Mais um mês estilo montanha-russa, a carteira perfomava bem na primeira quinzena, mas terminou o mês negativa. Esse foi um mês agitado, porém iniciei algumas mudanças nas minhas análises. Passarei a analisar anualmente e semestralmente as minhas finanças. Acredito que a análise em períodos maiores (6 e 12 meses) ajudará no meu psicológico e diminui o fator sazonalidade da minha análise.

1. DESPESAS

A partir desse mês, farei a análise das despesas dos últimos 12 meses. Nesse situação somei as despesas de agosto/2020 à julho/2021. E farei a análise do previsto e do realizado. 

As despesas desse acumulado (AGO/21-JUL/21) encontram-se estáveis, apesar do mês de julho ter uma pequeno crescimento em relação ao mês anterior:

  1. As despesas variáveis representam a segunda maior fatia e possuem o melhor saldo (diferença entre previsto e realizado) que no momento está em quase R$ 13.000,00. Nesse item estão despesas como água, luz, telefone, gás, supermercado, etc. e com a questão sanitária contribui para um menor consumo;
  2. Despesas fixas que incluem gastos com aluguel, condomínio, pós-graduação e impostos continuam com o maior percentual (39,4%) e também estão com saldo de cerca de R$ 8.200,00. Tinha reservado um montante para um curso que acabou não sendo iniciado (mas pretendo faze-lo);
  3. Despesas infantis (6,2%) é quinta despesa na categoria e manteve-se estável, porem notei que exagerei no aprovisionamento. Pai de primeira viagem e exagerei na previsão orçamentaria e está com saldo de quase R$ 7.700,00. Gastei menos da metade estimada;
  4. Despesas com eventos de aniversário, bodas de casamento, etc. já estavam com uma previsão baixa e não foram utilizadas. Acredito que farei algum evento apenas no Natal e ainda assim estou avaliando;
  5. O destaque negativo foram as despesas extras (-R$ 1.924,62) como saúde, manutenção de casa e manutenção de carro (que não possuo, ufa). Que foram puxada com as despesas com manutenção da casa alugada e da pequena chácara que possuo e meu Pai me ajuda a conservá-la;
  6. O resultado final foi um gasto de 74,7% do valor previsto. Que considero bom, pois não estourou o orçado, mas dá uma estranha sensação que é difícil estimar os gastos para um período tão "curto" como 12 meses.




 

2. TAXA DE POUPANÇA

Resolvi usar esse tópico (TAXA DE POUPANÇA) ao invés de tópicos de RECEITA e DESPESAS. Efetuei um levantamento dos últimos anos e comecei a avaliar qual seria melhor forma de apresentar os dados. 

A TAXA DE POUPANÇA consiste basicamente da razão entre (RECEITAS menos DESPESAS) e as RECEITAS. Ou seja o quanto ficou de dinheiro após os gastos.

Analisei o comportamento da minha série mensal e notei que oscilava muito devido as receitas extraordinárias (férias, PLR, 13°, etc.) e gastos variados (IPTU, IPVA, faculdade) e optei por apresentar as taxas de poupança por semestres. O resultado fica mais fácil de analisar, o gráfico dos últimos semestres encontra-se abaixo.

 

A taxa de poupança desse semestre (que só tem o mês de julho) foi de 58% que está similar dos últimos cinco semestres. Um fato interessante foi a taxa de poupança entre o segundo semestre de 2017 e o segundo semestre de 2018 que foi cerca de 30%. O motivo disso chama-se despesas com casamento. rs

 

3. RENDIMENTOS

Mais um mês vermelho (-1,1%) que negativa os ganho do ano puxado pela queda na renda variável. A renda fixa e PGBL seguem estáveis. Ainda incomoda a variação do TD que representa metade da renda fixa que apenas cessará na data do resgate. Esse é um dos motivos da minha aquisição de outros investimentos como CDB, LCA, CRI, DEB e temporariamente parar de adquirir TD.

Tenho avaliado adquirir TD com pagamentos semestrais, mas ainda não decidi.



Segue abaixo a evolução do portfólio. Fiz uma análise de 12 meses e a inflação IPCA foi de 8,35% e a rentabilidade do portfólio foi de 8,1%. Portanto uma perda real do meu investimento, que abala um pouco. Apesar dessa queda mantenho firme nos aportes e na diversificação da carteira.





 

4. OUTROS ASSUNTOS

Ainda continuo na casa da minha sogra e 2~3 vezes por semana, eu visito meus familiares. Já há sinais frequentes de minha empresa para um sistema hibrido. Minha esposa e eu optamos por ficar por aqui até outubro que quando termina minha férias, pois a casa está muito tempo fechada. 

A burocracia do inventário continua, imaginei que seria rápido, pois todos as filhas são maiores de idade. O processo continua e já imagino que voltaremos para nossa casa e o processo não terá sido concluído. 

Comecei a Pós em programação, por enquanto o primeiro módulo foi uma revisão e está bem tranquilo. Pretendo postar os projetos que tenho trabalhado para trocar experiências e avaliar melhorias.

A senhora VAR está um pouco ansiosa com nosso retorno, eu não a culpo, pois também estou. Comento com ela para relaxar e podermos aproveitar esses próximos dois meses. 

 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.







4 comentários:

  1. Boa tarde VAR! Entendo plenamente a alteração do acompanhamento de mensal para semestral/anual. Também sou muito ansioso e já pensei por várias vezes que o acompanhamento mensal acabava aumentando minha ansiedade e com isso aumentando o risco de fazer bobagem... rsrs Por outro lado adoro brincar com o Excel e acaba que uso esses controles mensais para melhorar minha planilha de controle... Decisão difícil...rsr s Também estou sofrendo com meu patrimônio nós últimos meses... está muito difícil bater a inflação...Mas acaba que essas quedas estão trazendo oportunidades interessantes, tanto em RF quanto RV... Grande Abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, bom dia

      E concordo com você, mudar a mudança do acompanhamento torna-se uma oportunidade de "brincar com as planilhas".

      Essa é uma área de Excel e programação, eu curto bastante e paralelamente me auxilia no desenvolvimento de ferramentas para meu trabalho.

      Quanto aos investimentos continuo firme nos aportes e sim, apareceu diversas opções interessantes.

      Abraços,

      Excluir
  2. Olá VAR,

    entendo perfeitamente sua mudança no acompanhamento, principalmente em momentos tão complexos que como temos vivido.

    Espero que mesmo assim continue postando da forma que achar relevante, pois seguirei aqui como leitor assíduo.

    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI,

      Obrigado pela presença. Continuarei a apresentar a minha evolução.

      Para mim que gosta de trabalhar com dados e planilhas, considero uma atividade quase recreativa. E é uma oportunidade de praticar alguns conhecimentos avançados.

      Abraços

      Excluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de março/2024 (2024-1T)

Olá, pessoal da Firesfera! Bom dia Um começo de ano com fortes emoções para todos. Entre agitações e tribulações, vamos junto e virtualmen...