Olá, pessoal da Firesfera! Boa tarde
“Ad augusta, per angusta.” É uma frase em latim que significa "através de dificuldades, para as coisas grandiosas" ou "através de caminhos estreitos, para os lugares altos". A expressão enfatiza que a superação de desafios é necessária para alcançar o sucesso ou a grandeza. Em essência, o lema sugere que não se chega aos objetivos importantes sem passar por provações e dificuldades.
Consegui a tão almejada meta FIRE, uma longa e árdua jornada. Eu sei da importância da jornada e do autoconhecimento, no entanto o fato de consegui alcançar uma meta de longuíssimo prazo (quase 20 anos) proporciona um estado de felicidade que é um pouco difícil de explicar. Simplesmente está lá.
A parte ruim, ou melhor dizendo, parte menos agradável é manter tudo no anonimato, praticamente é uma jornada silenciosa e solitária. Algumas vezes tentei insinuar e comentar, mas para a maioria é algo incompreensível. A jornada FIRE e a vida social estão em constante oposição. Quanto mais longe na jornada, menos consigo aceitar as farras sociais. Não por arrogância, mas porque percebemos algo que os outros não veem.
Sendo muito sincero, quanto mais pensamos, menos se encaixamos. E as pessoas percebem isso, sentem que eu não me encaixo, não me deixo levar pela histeria coletiva e que não participo dos rituais sociais com a mesma devoção cega.
Agora a próxima etapa é a virada de chave no ambiente profissional. Quero encerrar esse ciclo entre novembro e dezembro. Nenhum colega e amigos de trabalho tem ciência dos meus planos e por razões óbvias, eu mantenho dessa forma. As únicas pessoas que sabem da minha decisão são minha família. E mesmo minha família, apenas informei que farei uma transição de carreira e serei um consultor técnico. Sim, serei consultor que é verdade, mas sem a pressão de ter renda mensal para pagar os boletos.
Após a compreensão de vocês, segue os resultados do último trimestre. A evolução desse trimestre 2025-2T foi boa, no nosso termômetro passou para 105,5%.
1. DESPESAS E RECEITAS
Modo "pé-na-jaca" ainda encontra-se no modo ON mais com moderação. Para evitar descontroles, continuo o envio de relatórios semanais para meu e-mail e da sra. VAR, eu gosto desse "lembrete" recorrente. Ainda sou um otimista, mas mantenho todos os planos de contingência ativos. Considero que dessa forma, não percamos no caminho. O item EXTRAS ainda impacta fortemente as DESPESAS, mas no somatório ficou dentro do orçamento.
As RECEITAS encontram-se normais e esse trimestre fiz poucos serviços “extras”.
As DESPESAS ficaram dentro do orçamento previsto.
2. TAXA DE POUPANÇA
A TAXA DE POUPANÇA no acumulado de 12 meses ainda encontra-se em aproximadamente 52%, com previsão de queda no próximo trimestre devido a alguns provisionamentos da mudança. O item HABITAÇÃO possui o maior impacto (~32%), no entanto planejo reduzi-lo drasticamente devido à geo-arbritagem que farei no próximo ano. Também estimo que terei reduções no item TRANSPORTE e ALIMENTAÇÃO.
3. INVESTIMENTOS
O 2° trimestre teve um bom resultado, puxado pelo investimento no exterior e surpreendente pela bolsa brasileira. O ROE acumulado de 12 meses foi de 13,7% e o 2025-2T foi de 6,1%. O resultado final desse trimestre comparado com CDI e IPCA foram bons: 182% e 5,09% respectivamente. No acumulado de 12 meses foram ganho real (descontado a inflação) de 7,96% e 113% do CDI.
Minha alocação encontra-se dentro do meu planejamento, mantenho a diversificação em várias classes de ativos: RV, RF e exterior de forma a manter o percentual de alocação. Tenho encontrado boas opções de renda fixa e a renda variável está muito atraente. estou satisfeito com a estratégia de "escada de CDB" tem se mostrado robusta com o recebimento de juros/amortizações alcançado bons resultados.
O portfolio, ainda, ficou acima do indicador de CDI e IPCA+5%.
Tenho avaliado algo entre 10 e 15% para a RENDA VARIAVEL e 15% no EXTERIOR (atualmente está em 5%). Aguardo um bull-market para desfazer de algumas posições.
Aportes continuam regulares, apesar de ter feito alguns contingenciamentos preventivos. Foram poucos recursos não recorrente esse trimestre, mas pretendo me dedicar mais no próximo ano.
4. JORNADA FIRE
O frio na barriga diminuiu e tenho mantido minha ansiedade sobre controle. Com o termômetro FIRE acima de 100%, consigo ficar mais tranquilo para encerrar um ciclo.
Sem esforço não há recompensa. Consegui ótimos resultados financeiros e também a nível familiar e espiritual.
5. OUTROS ASSUNTOS
Tenho praticado o silêncio e meditação. Vivemos em um mundo onde o barulho é constante, redes sociais, conversas superficiais, notícias que nos incitam a reagir. Tudo feito para nos manterem em um estado de distração permanente. Porque o silêncio nos obriga a pensar e pensar é perigoso. O ruído do mundo só serve para embaçar a clareza da mente.
Gosto de análises mais complexa, tenho me interessado por debates filosóficos, questões existenciais ou análises mais profundas sobre o mundo. As vezes sinto-me frustrado, pois percebo que grande parte das conversas gira em torno de trivialidades - a fofocas corporativas, as banalidades da rotina, realities shows. Não que esses temas não tenham valor, é bom nos distrair e dar boas gargalhadas, mas, para quem tem a mente processando questões mais amplas e subjetivas, o excesso de trivialidades me gera insatisfação. E essa insatisfação muitas vezes acaba me afastando gradualmente, consciente ou não, dos círculos sociais convencionais.
E continuar
Voando Abaixo do Radar.
"Virtus et labor tuus laudandi sunt".
ResponderExcluirAgora que você atingiu o numero, você tem que se convencer que acredita e confia no numero o suficiente para apostar o restante de sua vida nele.
Para algumas pessoas leva anos, para outras alguns meses.
Abraços.
Parabéns pela meta alcançada VAR! 20 anos seguindo o caminho FIRE não é pra qualquer um! Agora é ver se você não vai ser impactado pela síndrome do "Just One More Year" e protelar a saída...eu mesmo tenho minhas dúvidas se quando o momento chegar terei a coragem de sair...Grande Abraço!
ResponderExcluirParabéns VAR! Alcançar a liberdade com autoconhecimento é algo inestimável, então os quase 20 anos de jornada valeram a pena! Imagino que os meses finais de transição da rotina profissional para a nova fase de vida exijam muita paciência. Felicidades na vida FIRE e volte sempre para contar como tem planejado a movimentação da previdência, plano de saúde, etc., assim como o Mendigo Investidor tem feito, isso ajuda muito quem está na reta final como eu. Abraços.
ResponderExcluir