Olá, pessoal da Firesfera! Bom dia
Agradeço pela paciência de todos da Firesfera que me acompanham nessa gratificante jornada de Independência Financeira e auto-conhecimento.
Encontro-me com demandas relevantes de trabalho, vida pessoal e familiar. Eu sou de formação das exatas, no entanto no trabalho tenho interagido frequentemente com áreas diversas (fiscal, jurídico, ambiental, financeiro e regulatório). Tem sido desafiante, mas por outro lado aprendo áreas do conhecimento bem interessantes e diversas vezes obtenho insights relevantes para a minha caminhada. Isso também ajudado a melhorar a iteração com as pessoas, até mesmo com aqueles que possuem um temperamento mais "difícil", quem atua no mundo corporativo, entenderá meu comentário.
Na esfera familiar, tenho tido uma relação muito agradável com a Sra. VAR e com o pequeno VAR. Saímos de férias em julho e esse foi o principal motivo de não dedicar atenção ao blog nos últimos meses.
Na vida pessoal, continuo no auto-conhecimento, através da leitura de obras filosóficas. Lê a obra de grandes filósofos e entende o momentos de vida que vários passaram, tem sido gratificante e encorajador. Continuo na terapia, apesar de que na férias, eu não fiz sessões. A terapia/conversa auxilia, e muito, a baixar o nível de ansiedade.
Ufa!!! Esse é um breve resumo, mas juro que vou me organizar para ser mais disciplinado nas postagens.
Após a compreensão de vocês, segue os resultados do último trimestre. A evolução desse trimestre 2024-1T foi boa, no nosso termômetro passou para 94,2% (o trimestre anterior (2024-1T foi de 91,6%) .
1. DESPESAS E RECEITAS
Os gastos ainda encontram-se no modo um pouco "descontrolados", quase um meio "pé-na-jaca". Gastei com lazer devido as férias, fizemos um pequeno Arraial na casa da sogra VAR. O pequeno VAR ficou muito feliz e se divertiu muito, foi o primeiro Arraial que minha sogra fez na casa dela e pelo resultado, acredito que teremos muitos outros. Por esse principal motivo, o item EVENTO e EXTRAS impactou as DESPESAS.
As RECEITAS encontram-se normais e esse trimestre não fiz serviços “extras”.
Apesar dos gastos e obtive
um bom nos últimos 12 meses. No trimestre, o salving ficou estável, dentro da expectativa.
As DESPESAS ficaram 16% acima do orçamento previsto, mas num patamar aceitável. Justificado pelas viagens e demais gastos evento na casa da sogra. Ver a felicidade dela, da Sra. VAR e do pequeno VAR não tem preço.
2. TAXA DE POUPANÇA
A TAXA DE POUPANÇA no acumulado de 12 meses ainda encontra-se em aproximadamente 60%, no entanto com tendencia de queda nesse ano (56%). Mantenho os valores no radar, mas sem grandes alardes.
3. INVESTIMENTOS
O 2° trimestre teve um resultado razoável, puxado pelo investimento no exterior. O ROE acumulado de 12 meses caiu para 7,5%, o 2024-2T foi baixo em 0,8%. A previdência e renda fixa tiveram desempenho baixo (1,3 e 1,4%), a renda variável continua oscilando forte (-3,7%) e a surpresa, ou não, foi o Exterior (27,9%). Com esse resultado, necessito reavaliar a minha posição em RENDA VARIÁVEL na carteira e aumentar a exposição no EXTERIOR. O resultado final desse trimestre (0,8%) foi baixo em comparação com IPCA (1,05%) e CDI (2,53%).
Ainda tenho encontrado boas
opções de renda fixa e pretendo nessa reta final dar maior ênfase a esse tipo
de ativo que tem proporcionado retornos superiores a IPCA + 5% e até mesmo +6%. A estratégia de "escada de CDB" tem se mostrado robusta, e também aquisição de títulos privados
com juros/amortizações semestrais. As aquisições concentram-se em CRA (baixa alavancagem) e DEB (empresas triplo-A e na área de infra), mas tenho notado alguns pré-fixados com rentabilidades muito atrativas, já estou com cerca de 10% dos títulos de RF em pré-fixados.
O portfolio, ainda, ficou acima do indicador de CDI e IPCA. Mas tem sofrido para indicadores mais fortes (Dólar, S&P e IPCA+5%). Reavaliar a locação mostra-se uma tarefa árdua.
A migração do portfólio arrojado para moderado/conservador foi concluída, agora a próxima etapa é rebalancear internamente a RENDA VARIAVEL e EXTERIOR. Tenho avaliado algo entre 10 e 15% para a RENDA VARIAVEL e 15% no EXTERIOR (atualmente está em 5%).
Continuo firme com os aportes. Não tive recursos não recorrente esse trimestre, mais me desfiz de alguns ativos de RENDA VARIÁVEL, desisti de ter fundos de RV na carteira.
4. JORNADA FIRE
Esses período de menos de dois anos para o FIRE ainda causa um frio na barriga, mas por outro lado consigo levar as oscilações no trabalho de maneira mais tranquila. O termômetro FIRE passou de 94% e devo concluir tranquilamente a minha meta no próximo ano.
A evolução é longe de ser linear, mas observa-se um crescimento gradual constante no tempo. A disciplina tem mostrado o resultado.
5. OUTROS ASSUNTOS
No trimestre passado fiz uma palestra em um evento em Brasília, e incrivelmente tem surgido bons resultados em termos de network e agora mostrou-se a oportunidade de estreitar algumas parcerias. Tenho aproveitado essa situação para fazer cursos e aprofundar nesse tema que tem uma grande demanda nas empresas e com poucos profissionais qualificados.
Ainda no lado profissional, as emoções continuam devido a reestruturação da empresa. Alguns colegas de trabalho não aguentaram e saíram da empresa. A parte financeira sob controle ameniza, e muito, a turbulência do ambiente corporativo. Sinto-me preparado para o que ocorrerá.
O acompanhamento terapêutico, com a intenção de preparar o meu psicológico para a próxima etapa FIRE, foi menor nesse trimestre, em contrapartida tenho me dedicado mais no lado espiritual. A filosofia auxilia e muito para tornamos pessoas melhores, é impressionante como os grandes pensadores discutiam sobre o significado de se viver uma vida boa e justa. Os temas discutidos pelos pensadores são tão atuais e tenho quase a impressão que foram escritos na nossa década.
E continuar
Voando Abaixo do Radar.
E aí, tudo bom? Tô só começando nessa jornada FIRE e gosto muito de mexer nas minhas planilhas. Daí me veio uma curiosidade, se me permite a pergunta: na sua planilha de despesas, qual seria a diferença de "Despesas adicionais" e "Despesas extras"?
ResponderExcluirOlá Anônimo, tudo bem, obrigado. Desejo o mesmo com você.
ExcluirUm ganho indireto na jornada FIRE é aprender funcionalidades novas em planilhas e demais editores.
A pergunta é muito válida. No começo, eu separava as despesas nos habituais casa, alimentação, transporte, saúde, etc. Mas percebi que tinham despesas recorrentes e outras bem variáveis.
No caso, eu classifiquei as "extras" como despesas importantes que podem ocorrer ou não, e são necessários. Exemplo: Médico, dentista, manutenção casa e do carro.
As despesas "adicionais" são ligadas à qualidade de vida e não são de primeira necessidade. Exemplo: despesas ligadas à lazer, restaurantes, pizza, viagens, vestuário, presentes, etc.
No meu controle, eu também faço a separação com categorias mais macros. Vou postar essa separação no próximo fim de trimestre.
Abraço
Muito bom, essa sua divisão faz sentido mesmo. Obrigado pela resposta!
ExcluirAbraço!
Bom dia VAR! Fico feliz que gerou tantas boas lembranças para você e pra família! No final é isso que importa...e ainda conseguiu fazer tudo isso mantendo taxa de poupança acima de 60%? Incrível... Deve ser bem difícil esse "chegar no FIRE". Estou a uns 5 anos desse ponto e já estou preocupado...rsrs. Pretende após alcançar o valor FIRE fazer um "test drive" antes de declarar FIRE de vez? Fazer um colchão de emergência? Correr atrás do FAT FIRE? Grande abraço!
ResponderExcluirOlá VVI, boa noite
ExcluirConcordo com você, nós batalhamos dia-a-dia e considero a família, o principal motivo.
Confesso que chegar perto da um frio na barriga. Antes de declarar FIRE, Pretendo negociar uma escala de trabalho mais amena, 6 ou 12 meses antes. Está logo ali, e por isso tenho me preparado meu psicológico.
Não estou animado a fazer FAT FIRE, existem pessoas que desejam isso, as respeito por isso, mas não é meu caso. Possuo um estilo de vida mais frugal e os gastos apenas estão altos, pois atualmente moro numa cidade muito cara. Farei geoarbitragem e os custos caíram drasticamente.
O colchão de emergência são meus dois imóveis que estão quitados e não encontram-se listados no meu patrimônio financeiro. Tem também o FGTS que está bem gordinho e também a questão que gosto de fazer consultoria que tem gerado um extras bem relevantes. Tem também a sra. VAR que deseja voltar a trabalhar, isso vai aliviar as despesas.
Um forte Abraço
Ao contrário do que falam por aí , a raça humana não evoluiu muito nos últimos milênios , tanto é que os filósofos de eras atrás já tratavam de problemas e angústias que nos afetam até hoje .
ResponderExcluirA história humana, desde os primórdios há milhões de anos, destaca incontáveis avanços tecnológicos. No entanto, não há exagero que no plano da moralidade e decência, o retrocesso sucede com igual rapidez.
ExcluirMinha visão não é pessimista, percebo avanços em comparação com outros séculos, mas os avanços de civilidade são incrivelmente mais lentas.
Atualmente me considero mais na esfera Otimista-Realista, pois ainda temos um grande caminho a trilha no campo da ética e moralidade.
Quais filósofos tens lido com mais frequência? Parabéns pela evolução pessoal e patrimonial!
ResponderExcluirOi Anônimo, boa tarde
ExcluirLi alguns livros de filosofos nacionais (Cortela, Clovis de Barros e Karnal) e comecei a ler um livro de um filosofo alemão: Arthur Schopenhauer. vale a pena, apesar do tom pessimista, ele possui uma visão de fortalecimento da alma frente as dificuldades da vida.
Abraços,
Tá chegando essa IF já hein, VAR. Nem consigo imaginar como deve ficar a cabeça quando, depois de uma jornada de tanta dedicação, esse destino começa a aparecer no horizonte. Parabéns !
ResponderExcluirAbraço.
https://engenheirotardio.blogspot.com/
Olá Engenheiro Tardio
ExcluirAgora é controlar a ansiedade. Tenho dedicado a atenção nos detalhes da futura mudança, tanto geográfica quanto ao estilo de vida e trabalho.
Abraços,
Parabéns pela evolução do patrimônio. Fiquei curioso para quais filósofos e obras você tá lendo. Pode nos passar alguma dica?
ResponderExcluirAbraços
Olá Wellington, boa tarde
ExcluirObrigado, o efeito bola de neve continua firme. Chegará em breve o tempo da colheita.
Gostei do filosofo alemão Arthur Schopenhauer, que possui uma escrita de fácil compreensão e que instigar a pensar por si. No entanto também tenho lido artigos de estoicos (Marco Aurélio e Sêneca) e ouvido podcast de filósofos mais atuais (Pondé e Lucia Helena).
Quaaase completando o termômetro! Com os aportes robustos mais o efeito de neve é só uma questão de tempo mesmo. Parabéns pela evolução, abraço!
ResponderExcluirOlá FT,
ExcluirA marcação do termômetro encontra-se quase lá e com um friozinho na barriga. A parte financeira encontra-se sob controle, agora é momento de acertos pré-fire (imóvel, contratos, devolução, trabalho) e pós-fire (mudança, escola, consultoria, etc.).
Fiz uma listagem e tem vários assuntos que precisam ser devidamente organizados. Pretendo fazer uma postagem a parte elencando esses pontos e solicitar uma análise critica da firesfera para avaliar se algum ponto ´precisa de uma maior atenção.
Abraços e tenha uma boa semana.
Parabéns bro, eu que tô ansioso pra ver vc puxar o gatilho hahaha. Abs
ResponderExcluirOlá Vagabundo.
ExcluirSomos dois. Controlar a emoção até o final está sendo desafiador.
Abraços
Olá Adorei conhecer seu blog.
ResponderExcluirBoa entrada de mês de setembro.
Olá ACM, boa tarde
ExcluirSeja bem vindo. Obrigado, desejo que também tenha um ótimo mês de setembro com boas realizações.
Abraços