quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fechamento do mês de março/2024 (2024-1T)

Olá, pessoal da Firesfera! Bom dia

Um começo de ano com fortes emoções para todos. Entre agitações e tribulações, vamos junto e virtualmente, nessa caminhada a conquista FIRE. A evolução desse trimestre foi sútil, no nosso termômetro passou de 91,4% (2023-4T) para 91,6% nesse trimestre (2024-1T). 

Nosso Termômetro nesse 1° trimestre de 2024.


Evolução FIRE entre 2012 à 2024-1T.

Hoje de manhã fiz uma vídeo com dois consultores financeiro de uma das corretoras, impressionante como eles veem nossa carteira e querem nos apresentar novos produtos. Sou paciente e educado, gosto de ouvir o que tem a oferecer, mas nunca me comprometo de imediato. 

Pondero cada ponto e fica latente a vantagem de ter um planejamento e controle das finanças organizadas. Eles ficaram realmente impressionados com a informações.

Na vida pessoal, está boa, tenho tido um bom dialogo com a sra. VAR e o pequeno VAR continua animado e brincalhão. Tenho feito a sessão de terapia, pelo menos uma vez a cada duas semanas, no começo a conversa era mais formal, mas agora tem fluido de maneira mais harmônica. O terapeuta apresentou alguns "exercícios" que tem me ajudado a baixa o nível de ansiedade.

No lado profissional, o turbilhão de emoções continua devido a reestruturação da empresa.  A empresa possui duas controladoras principais e encontra-se em  andamento um "Due Diligence" para desfragmentar a empresa em duas partes. Podem imaginar como isso tem impactado a vida dos funcionários. Conheço a iniciativa privada muito bem e por isso eu optei por:

Sair da zona de conforto no mundo corporativo e entrar na zona de confronto do FIRE.

A parte financeira ameniza, e muito, a turbulência do ambiente corporativo. Sinto-me preparado para o que ocorrerá (e também pode ocorrer nada).

Agora vamos aos números, gráficos, análises e comparações. 

 

1. DESPESAS E RECEITAS

Os gastos encontram-se controladamente "descontrolados", continuo o status "pé-na-jaca". Aumentei os gastos com lazer, sendo um dos gastos, ter o pequeno VAR na aula de natação. É muito gratificante sentir a alegria dele na piscina. Incialmente fizemos um mês experimental com duas aulas semanais, e para nossa grata surpresa, o pequeno VAR deseja ir todo dia. Fechamos num meio termo e levo ele 4 vezes por semana. Além da alegria dele, tem os ganhos diretos com melhora da saúde do nosso pequeno. 

As RECEITAS encontram-se dentro da normalidade, tenho feito serviços “extras” que são convertidos em investimentos. Considero esses valores como receitas não-recorrentes, apesar da razoável regularidade.

Apesar dos gastos e obtive um bom nos últimos 12 meses. No trimestre, o salving ficou menor, porem dentro da expectativa. 



A despesa realizada ficou levemente acima do planejado em 2,8%. Justificado por uma viagem que fizemos no feriado de Páscoa que não encontrava-se na previsão inicial.




 

2. TAXA DE POUPANÇA

A TAXA DE POUPANÇA no acumulado de 12 meses foi de aproximadamente 60%,  nesse trimestre, o valor ficou em torno de 31%, baixo e dentro do planejado.

 



 

3. INVESTIMENTOS

O 1° trimestre reverteu parte do bom resultado do 4°T de 2023. O ROE acumulado de 12 meses ficou em 14,3%, apesar do 2024-1T ter pífios 1,1%. A previdência teve um bom desempenho (1,7%), a renda fixa manteve o seu papel (2,0%) e a surpresa, ou não, foi o Exterior (7,5%). O resultado final foi de bom (bem superior ao IPCA (3,93%) e CDI (12,40%)).

 


 

Ainda tenho encontrado boas opções de renda fixa e pretendo nessa reta final dar maior ênfase a esse tipo de ativo que tem proporcionado retornos superiores a IPCA + 5% e até mesmo +6%. Mantenho a estratégia de "escada de CDB" e também aquisição de títulos privados com juros/amortizações semestrais. As aquisições concentram-se em CRA e DEB , mas tenho notado alguns pré-fixados com rentabilidades muito atrativas. 


 
 

O portfolio, ainda, ficou acima dos principais indicadores. Mas continuo o acompanhamento de perto.




A migração do portfólio arrojado para moderado/conservador continua, perco em rentabilidade, porem tenho menos solavancos na carteira com um fluxo mais consistente.

 

 

Continuo com bons aportes. Todo o recurso não recorrente é devidamente investido.

 

 

4. JORNADA FIRE

Esses período de menos de dois anos para o FIRE causa um pouco de ansiedade, tenho modulado o ritmo FIRE. O termômetro FIRE passou de 91% e encontra-se superior as minhas expectativas.

 

 

A evolução não é linear, mas observa-se um crescimento gradual que corrobora com o planejamento e disciplina.

 

 

5. OUTROS ASSUNTOS

Nesse trimestre fiz uma palestra da minha área de atuação em um evento em Brasília, apesar de não ser o coordenador do projeto, consegui sair-me bem e recebi bons elogios dentro da empresa e também fora. E pude aumentar o network e estreitar alguns contatos.

Além do acompanhamento terapêutico, com a intenção de preparar o meu psicológico para a próxima etapa FIRE, tenho me dedicado mais no lado espiritual. O lado espiritual era algo que tinha colocado em segundo plano e foi difícil perceber que me fazia falta. O terapeuta me ajudou nessa parte durante nossas conversas, noto como é importante o olhar de um profissional para avaliar nossos sentimentos. 

 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.

4 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns pelo quase FIRE. Abcs AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,

      Obrigado pela visita. Já consigo ver alguns sinais do FIRE após as próximas montanhas. É uma escalada árdua, mas muito gratificante.

      Abraços

      Excluir
  2. Esporte e educação, para os filhos, mesmo sendo "gastos" na ponta do lápis (planilha), eu vejo sempre como "investimentos", rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cyber, boa tarde

      Sim, compartilho da sua visão. Seu comentário me faz lembrar uma frase, porem não recordo o autor:
      "Se você imagina que a educação é cara, tente experimentar o custo da ignorância".

      A utilização das finanças em gastos com educação e saúde são uma das nossas prioridades. Considero que esses gastos proporcionaram "dividendos" ocorreram ao longo prazo.

      Abraços,

      Excluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de março/2024 (2024-1T)

Olá, pessoal da Firesfera! Bom dia Um começo de ano com fortes emoções para todos. Entre agitações e tribulações, vamos junto e virtualmen...