segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera!

Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIRE.

Evolução FIRE
Evolução FIRE entre 2012 à 2023

A vantagem de ter um planejamento é manter as finanças organizadas, mesmo quando não estamos tão animados. Mantive os meus aportes e controles mensais, no entanto fiquei um ano sem postar os resultados trimestrais. Nesse intervalo eu simplifiquei a entrada de dados e aprimorar o monitoramento. Usei muito o Google Sheets e abusei de ferramentas de dashboard como Looker Studio e Infogram.

Do lado pessoal, tive alguns percalços e do lado profissional está sendo turbilhão de emoções (ainda não acabou) devido a reestruturação da empresa. A parte financeira teve um ótimo desempenho e isso amenizou o ambiente corporativo. Sinto-me preparado para o que ocorrerá (e também pode ocorrer nada), mas acabo sendo contaminado pelos colegas de trabalho que se encontram preocupados. E diversas vezes não sei como transmitir palavras acalentadoras, sem parecer arrogante ou mesmo prepotente.

Agora vamos aos números, gráficos e análises. 

 

1. DESPESAS E RECEITAS

Fechei o ano com gastos um pouco descontrolados, continuei o "pé-na-jaca" fechando o ano com gastos 12% acima do orçado. Eu, a sra. VAR e o pequeno VAR fizemos diversos mini-passeios e considero importante os gastos com LAZER que fornece experiencias muito gratificantes.

As RECEITAS tiveram um significativo acréscimo, principalmente pela quantidade de serviços “extras” que fiz ao longo do ano. Pretendo continuar o ano de 2024 fazendo esses “extras” para turbinar meus resultados.

Apesar dos gastos e obtive um salving de 30% maior em relação ao planejado. 


 

2. TAXA DE POUPANÇA

A TAXA DE POUPANÇA no 4° trimestre foi de aproximadamente 63%, causado pela receitas não recorrentes (~30k) que resultou numa poupança anual de 61%. 

 


 

3. INVESTIMENTOS

O 4° trimestre teve um ótimo resultado (4,9%), causado pelo rally da bolsa (10%), a previdência teve um bom desempenho (4,9%) e a renda fixa manteve o seu papel (1,5%). O resultado anual foi de 15,2% (bem superior ao IPCA (4,62%) e CDI (13,08%)).

 

 

Ainda tenho encontrado boas opções de renda fixa e pretendo nessa reta final dar maior ênfase a esse tipo de ativo que tem proporcionado retornos superiores a IPCA + 5%. Mantenho a estratégia de "escada de CDB" e também aquisição de títulos privados com juros/amortizações semestrais. As aquisições giram em torno de CRA e DEB que estão com rentabilidades muito atrativas. 


  

O portfolio ficou acima dos principais indicadores.





Continuo a migração do portfólio de arrojado para um estilo mais moderado. Dessa forma estimo ter menos solavancos na carteira e obter um fluxo mais consistente.

 

 

Continuo com bons aportes. O portfólio cresceu com um ótimo fechamento de ano.

 

 

4. JORNADA FIRE

Ainda faltam menos de dois anos, estou começando a entrar em ritmo FIRE ou pelo menos IF. Continuo trabalhando, porém sem aquela dedicação exaustiva no ambiente corporativo. Faço serviço em casa, mas somente os serviços “extras” que proporcionam um ganho adicional.   

O termômetro FIRE chegou a 91% muito superior as minhas expectativas que esperava algo em torno de 85%. Ainda falta

 

 

A evolução em 2023 não foi linear, percebe-se que os maiores ganhos ocorreram no 2° e 4° trimestres.

 

 

5. OUTROS ASSUNTOS

Realizei diversas pequenas e mini viagens ao longo do ano. Apesar de aumentar os gastos, considero como uma recompensa pelas últimas conquistas. O pequeno VAR está cada vez mais falante e cheio de "personalidade" e esses momentos em família melhoram a interação familiar.

O ritmo de trabalho continua alto com um fator de reestruração corporativa que aumenta os níveis de ansiedade de todo o ambiente de trabalho.

Esse ano começarei um acompanhamento terapêutico, com a intenção de preparar o meu psicológico para a próxima etapa FIRE. Apesar de ter os controles e monitoramento em dia, sinto uma inquietação e aumento da introspecção. Eu gosto de escrever e falar sobre finanças, mas hoje em dia isso não flui tão naturalmente. Acredito que esse acompanhamento me ajudara nessa pré-crise de meia idade.   

 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.

8 comentários:

  1. Olá, var! Impressionante a sua organização dos dados e o tamanho da série. A visualização ficou bem legal também. Parabéns pelo belo resultado, está bem perto do 100%, hein? Fiquei interessado no acompanhamento terapêutico, seria um psicólogo? Muito bom vc já estar se preparando previamente ao fire, facilita as chances de sucesso nessa mudança drástica de estilo de vida. Eu passei por isso e não me arrependo!
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AF, boa tarde

      É justamente por estar tão próximo que os questionamentos começaram a incomodar. Apesar disso, considero uma agradável preocupação, rsrs

      Pretendo procurar o apoio de um psicólogo, agora estou esbarrando na burocracia do plano de saúde, mas acredito que nesse mês de fevereiro começarei as primeiras sessões.

      Abraços,

      Excluir
  2. Bom te ver novamente na Finansfera VAR! Ótima evolução em? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, boa tarde

      Agradeço seu comentário e me esforçarei para ser mais presente. A evolução foi gratificante, agora é manter o voo de cruzeiro para chegar a FI sem sobressaltos.

      Abraços,

      Excluir
  3. Rapaz, impressionante seu historico e resiliencia. Mais de 20 anos juntando grana. Nao é engraçado que a maioria dos gurus se aposentou em menos de 10 anos ? Parece que estamos acumulando demais, ou ganhando muito pouco haha. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vagabundo

      Meu caro, eu confesso que conheci a Firesfera a pouco mais de 4 anos. Se tivesse conhecido vocês antes, talvez tivesse feito em 15~17 anos :D

      E que mantemos a perseverança.

      Abraços

      Excluir
  4. Muito inspirador a sua disciplina e os patrimônio construído, parabéns. Pretendo acompanhar os últimos passos até a conquista FIRE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FT, boa tarde

      Sou grato pela visita e fico lisonjeado pelo elogio. Estar nessa reta final gera uma sensação gratificante, pois percebo o fim de uma jornada (e começo de uma nova) após a próxima montanha.

      Abraços,

      Excluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera! Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIR...