segunda-feira, 5 de julho de 2021

Fechamento do mês de junho/2021


Olá, pessoal da Firesfera!

Esse mês zerou os ganho do ano e foi oportunidade de avaliar semestralmente a carteira, aos invés de focar no mensal. Continuo firme nos aportes e ajustando os valores dentro do meu PIP. As despesas mensais desceram e considero uma noticia positiva. As despesas nos últimos 12 meses estão bem controladas e pretendo dar mais ênfase nesse tipo de análise, pois diminui o fator sazonalidade da minha análise.

1. DESPESAS

As despesas do mês de junho/21 tiveram uma queda acentuada em relação aos últimos meses, causado por motivos óbvios:

  1. As despesas de junho/21 (R$ 7.136,48) ficaram bem abaixo (80%) do teto de gastos estimados para esse mês. Continuo a manter meu teto de gasto e vou avaliar no período de 12 meses;
  2. Despesas fixas que incluem gastos com aluguel, condomínio, pós-graduação e impostos) continuam com o maior percentual (43,4%) teve um acréscimo devido ao inicio de uma pós e tiveram saldo no mês (R$ 634,50);
  3. Despesas variáveis (24,5%) manteve-se estável nesse mês (R$ 1.751,82) que são os gastos com alimentação, energia, telefone, água e celular;
  4. Despesas extras (11,7%) voltaram para um patamar mais aceitável (11,5%), apesar de superarem o valor previsto;
  5. No final houve um bom saldo geral das despesas de R$ 1.728,52.


 

2. RECEITA

Tive um bom mês, a receita foi de R$ 17.001,96 sendo a maior parte proveniente do salário (66%), seguido de outras receitas não-recorrentes (24%) e o restante foi de aluguel de meu imóvel (10%).

 

3. APLICAÇÕES

As aplicações (dinheiro novo) financeiras de junho/21 foram de aproximadamente R$ 10.800,00. A taxa de poupança encontra-se em torno de 55%.

 

4. RENDIMENTOS

Um mês vermelho (-1,1%) que zera os ganhos do ano puxado pela queda na renda variável. A renda fixa e PGBL seguem estáveis.



Mantenho a estratégia do meu PIP e pretendo revisá-lo nesse mês de julho e avaliar meu status FIRE.


Segue abaixo a evolução do portfólio. Fiz uma análise de 12 meses e a inflação IPCA foi de 8,9% e a rentabilidade do portfólio foi de 11,8%. Sendo o ganho real de 2,6% que ficou está abaixo do meu PIP.



 

5. OUTROS ASSUNTOS

Ainda estou na casa da minha sogra e 2~3 vezes por semana, eu visito meus familiares. Minha esposa e eu optamos por ficar por aqui até setembro ou até a empresa suspender o trabalho remoto (algo que sinceramente não desejo). 

A burocracia do inventário continua, e é surpreendente o valor desembolsado para transferir os bens para os familiares.

Mantenho a cabeça ocupada, continuo a estudar linguagens de programação, concluir outro código em VBA para facilitar meu trabalho. Pretendo postar os projetos que tenho trabalhado para trocar experiências e avaliar melhorias.

Fiz um bootcamp de programação Multi Stack e me matriculei numa pós-graduação nessa área que vai iniciar em agosto. O curso ainda não começou e já tenho várias ideias na minha cabeça. 

Também tenho alinhado alguns planos com a senhora VAR para ajudá-la a ocupar a mente ativa e o coração mais sereno. 

 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.







9 comentários:

  1. Boa tarde VAR! Resultados sólidos apesar da rentabilidade negativa. Essa queda dos FIIs e ações abriram uma janela de oportunidade interessante...vamos aproveitar! Vou seguir uma estratégia de 50% dos novos aportes para uma reserva de oportunidade e 50% em ações de qualidade descontadas. Nesses momentos é que temos que pensar que a quantidade de ações não diminui com as quedas e que no longo prazo o valor das ações tendem a equivaler ao valor real da empresa. Vamos que vamos! Grande abraço! VVI- vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VVI, bom dia

      Obrigado. Tenho aproveitado diversas oportunidades nos últimos meses e fiz aportes variados dentro do portfólio.

      Um forte abraço

      Excluir
  2. Fala VAR, controle nas finanças são mais importantes do que carteira decolando, seu controle está ótimo, taxa de poupança acima de 50% é um ótimo sinal.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TR, bom dia

      Concordo com você que é um otimo sinal, monitoro sempre os meus gastos e avalio meu "teto de gastos".

      Isso traz a agradável sensação de paz com os "boletos".

      Um forte Abraço.

      Excluir
  3. Uma taxa de poupança monstra, VAR.

    E no longo prazo, os aportes corretos fazem a diferença mesmo quando temos períodos ruins.

    Sobre os assuntos além das finanças, tenho amigos que já foram obrigados a voltar do HO mesmo antes da vacinação, o que me parece um descaso (em casos de trabalho sem a necessidade presencial) e também prefiro ficar em casa nesse momento.

    Ocupar sua mente e de sua família, como tem tentado me parece a melhor saída para esse momento.

    forte abraço e se cuide

    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado PI,

      Realmente as taxas de poupança tem me ajudado bastante. Sempre em frente não temos tempo a perder.

      A minha família tem mantido minha mente ocupada e isso é recompensador.

      Um forte abraço e cuide-se também.

      Excluir
  4. Eai, VAR! Beleza?

    Excelente fechamento com ótima taxa de poupança... Só seguir o plano!

    Bons saber que continua os estudos de TI, eu tive de dar uma parada, mas por bons motivos, aumento de clientes, consequentemente aumento de receitas... Mas futuramente, assim que possível, voltarei aos estudos.

    Inventário e suas burocracias ninguém merece, boa sorte com isso hehe

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi One, obrigado

      Tenho muitos registros históricos das minhas despesas e pretendo fazer um gráfico para acompanhar e avaliar como tem sido as poupanças nos últimos anos.

      Estou firme nos estudos de TI, quebrei a cabeça no mês passado, porém consegui implementar um código de backup de dados automático para minha planilha. Fiz o código bem estruturado e com muitos comentários e isso facilita as revisões.

      Abraços e tenha uma boa semana

      Excluir
    2. Sensacional, vai pra cima nos estudos!!!

      Excluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera! Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIR...