terça-feira, 1 de junho de 2021

Fechamento do mês de maio/2021


Olá, pessoal da Firesfera!

Esse foi o terceiro mês positivo, depois de dois meses (janeiro e fevereiro) no vermelho. As despesas mensais continuam num patamar alto, devido a uma viagem emergencial (que ainda continuo) e despesas de manutenção da residência, mas ficou pelo menos dentro do planejado.

1. DESPESAS

As despesas do mês de maio/21 de maneira similar ao de abril, ficaram levemente abaixo da previsão inicial:

  1. As despesas de maio/21 (R$ 9.114,36) ficaram próximos (97%) do teto de gastos estimados para esse mês. Continuo a manter meu teto de gasto, ajuda no meu psicológico e meu bolso;
  2. Despesas fixas que incluem gastos com aluguel, condomínio, pós-graduação e impostos) continuam com o maior percentual (27,9%) teve uma queda devido ao abatimento negociado com o proprietário do imóvel e tiveram esse saldo no mês (R$ 1.189,00);
  3. Despesas extras (24,2%) tiveram um acréscimo maior nesse mês (R$ 1.705,74) devido aos gastos com minha viagem emergencial e despesas de manutenção da casa;
  4. Despesas variáveis (26,8%) e infantis (11,7%) tiveram um leve acréscimo devido a gastos maiores com alimentação, viagem e alguns medicamentos do pequeno VAR;
  5. Houve um saldo geral pequeno das despesas de R$ 300,64.



 

2. RECEITA

Tive um mês tranquilo, a receita foi de R$ 16.045,58 sendo a maior parte proveniente do salário (70%) e o restante foi de aluguel de meu imóvel (10%) e outras receitas (20%).

 

3. APLICAÇÕES

As aplicações (dinheiro novo) financeiras de maio/21 foram de aproximadamente R$ 25.200,00. uma parte foi do PLR do mês anterior, pois estava com receio de gastos extraordinários com manutenção e saúde.

 

4. RENDIMENTOS

Mais um mês azul que recupera as perdas do ano. A recuperação ocorreu na Renda Variável e na Previdência Privada. A perda maior ocorreu no exterior (ETF foi -4,8%, Exterior -0,3% e Renda Fixa -1,9%!!! Quem diria?!).



Mantenho a estratégia do meu PIP que no momento está em aplicar em CDB escada e aplicações no exterior. Pretendo manter os aportes de dinheiro novo nessas classes de ativo.


Segue abaixo a evolução do portfólio. É o primeiro mês que possuo um rendimento acumulado positivo em 2021.






 

5. OUTROS ASSUNTOS

Ainda estou numa viagem emergencial. Meu sogro que tinha a saúde debilitada, acabou falecendo e optamos por ficar presente com a família por tempo indeterminado. Minha esposa está sendo forte com essa perda e mantenho-me presente ao lado dela. 

Agora vem a burocracia do inventário, confesso que isso me fez pensar mais forte no FIRE. A vida é realmente um sopro.

Para manter a cabeça ocupada, continuo a estudar linguagens de programação, fiz mais alguns códigos em VBA para facilitar meu trabalho. Após o bootcamp de Python, me inscrevi em um grupo de Whatssap e uma comunidade de Codewars. E no momento estou pesquisando alguns cursos e avalio fazer uma pós-graduação nessa área.

Outros planos ficaram em suspenso, pelo menos por um tempo. 

 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.







11 comentários:

  1. Olá VAR,

    que bom que o mês ajudou a recuperar o resultado do ano.

    Quanto a perda de seu sogro, realmente a vida passa rápido demais e a dedicação ao trabalho muitas vezes acaba nos cegando para coisas mais importantes. Tenho refletido sobre esse tema com frequência.

    sobre os cursos, acho que além do conhecimento, manter a mente ocupada é sempre positivo.

    abs e condolências a toda familia.
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado P.I.

      Realmente essa e tantas outras perdas estão me fazendo refletir melhor sobre o plano FIRE. E quem sabe adotar primeiro, um barista FIRE. Ainda são planos, mas tenho simulado diversas condições e premissas.

      Pretendo manter minha mente ocupada e programação e lógica tem me auxiliado. Além de ajudar muito no meu trabalho.

      Abraços,

      Excluir
  2. Fala VAR, mais um fechamento lindo, meu caro!

    Eu acho super legal tu comentar sobre os códigos que estuda, sobre o seu trabalho, pois eu venho pensando em buscar algo no mundo do TI, gosto de Data Science, e estou me planejando para uma possível transição. Quem sabe no futuro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi One, obrigado

      Os fechamentos estão bonitos e também consistentes. Passo-a-passo e chegaremos longe.

      Em relação a TI é uma área que paquero a anos e já desenvolvo diversas ferramentas para o meu dia-a-dia. Agora quero dar um passo maior nessa direção.

      Abraços

      Excluir
    2. Com suas palavras, imagino estarmos na mesma direção, meu caro!

      O mesmo sucesso que desejo a mim, desejo a você, vamos seguir forte trabalhando nisso, abraço.

      Excluir
  3. Olá, VAR

    O que são CDBs escada?

    Em tempo, trabalho com TI, especificamente na área de infraestrutura de redes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MqG,

      Os CDB escada (ou CD Ladder) são uma carteira de Renda Fixa com vencimentos escalonados. No meu caso planejei para um período de seis anos e o primeiro vencimento ocorre em DEZ/2024. Na sequência terei vencimentos mensais recorrentes de outros títulos.

      Optei por escolher títulos com vencimentos de 5-6 anos, já adquiri 27 títulos variados (CDB, CRA, LCA, TD e DEB) e pretendo ter pelo menos 60 títulos no meu portfólio.

      São muitas vantagens: liquidez no curto prazo, maiores taxas de juros e menor risco.


      Um bom site que detalha essa estratégia é do AA40.

      E na área de TI, qual é a sua análise? E caso tenha dicas de curso ou que caminho trilhar, serei muito grato.

      Abraços

      Excluir
  4. Tu tens histórico de patrimônio desde 2001???? Nooooossa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D

      Sempre fui muito disciplinado com as despesas, então eu anotava tudo e foi nesse ano que comecei a investir em PGBL, pois fazia parte do benefício da empresa.

      Pretendo fazer um post detalhando essa caminhada.

      Abraços

      Excluir
  5. A vida de fato é um sopro! Meus pêsames pra vc e sua esposa.

    VBA é muito interessante, já fiz umas planilhas legais e automáticas, mas como eram todas de uso pessoal e nunca usei pra mais além disso eu acabei deixando de lado e desaprendendo, isso foi a uns 5 anos atrás hahah

    Abçs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado TR,

    Minha esposa e a família dela estão bem mais tranquilos agora.

    Eu utilizo o VBA desde 2005, principalmente do MS ACCESS, WORD e agora mais fortemente no EXCEL. Elaborei vários aplicativos interessantes que interagiam entre ACCESS, EXCEL e até com XML e GOOGLE EARTH. Isso me dá um pouco mais de coragem para estudar na área de desenvolvimentos.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera! Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIR...