terça-feira, 4 de maio de 2021

Fechamento do mês abril/2021

 

Olá, pessoal da Firesfera!

Vamos para mais um fechamento. Foi um mês morno, depois de dois meses (janeiro e fevereiro) no vermelho e março no azul. As despesas mensais subiram mais um pouco, devido a uma viagem emergencial e despesas de manutenção da residência, mas ficou dentro do planejado.

1. DESPESAS

As despesas do mês de abril/21 ficaram levemente abaixo da previsão inicial, porem acima do mês de março:

  1. As despesas de abril/21 (R$ 9.679,42) ficaram próximos (96%) do teto de gastos estimados para esse mês. Eu gosto de manter um teto de gasto, ajuda no meu psicológico;
  2. Despesas fixas que incluem gastos com aluguel, condomínio, pós-graduação e impostos) continuam com o maior percentual (33,5%) e tiveram um saldo normal nesse mês (R$ 688,15);
  3. Despesas extras (22,1%) tiveram um acréscimo maior nesse mês (R$ 1.443,04) devido aos gastos com uma viagem emergencial e despesas de manutenção da casa;
  4. Despesas variáveis (27,0%) e adicionais (14,5%) tiveram um leve acréscimo devido a gastos maiores com alimentação e viagem;
  5. Houve um saldo geral pequeno das despesas de R$ 435,58 que foram investidos.


 

2. RECEITA

Tive um bom mês de abril/2021, recebi a PLR e o montante total foi de R$ 46.957,80 sendo a maior parte proveniente da PLR (70%), seguido do salário (24%) e o restante foi de aluguel de meu imóvel  e outras receitas (6%).

 

3. APLICAÇÕES

As aplicações (dinheiro novo) financeiras de abril/21 foram de aproximadamente R$ 10.800,00. Optei por não investir o PLR nesse mês, pois estou com receio de gastos extraordinários com manutenção e saúde.

 

4. RENDIMENTOS

Mais um mês azul que recupera partes das perdas do ano. A recuperação ocorreu na Renda variável (11,8% nas Small-caps). A perda maior ocorreu no exterior (ETF foi -1,3% e Exterior -2,5%).



A estratégia do CDB escada já apresenta alguns resultados preliminares (A rentabilidade nos últimos 12 meses está em 9,4%). Em abril/21, esse item representa 11,7% e continuarei com os aportes mensais até chegar a 20%. Pretendo manter os aportes de dinheiro novo nessa classe ativo.

Outro ativo que faço aportes periódicos é no exterior, apesar de negativo (é impossível acertar o time do dólar), continuarei os aportes periodicamente.


Conclui as liquidações do VGBL que estão dentro da minha Política de Investimento Pessoal. Meu portfólio ainda possui um percentual expressivo em previdência privada (37,1%). Mantive apenas os PGBLs. Mesmo com essa redução, o percentual de Previdência ainda ficará acima do meu PIP.

Segue abaixo a evolução do portfólio.




 

5. OUTROS ASSUNTOS

ETFs no mercado exterior é assunto amplo, mas continuo estudando, investi no ETF INDA que replica o mercado indiano.

Fiz uma viagem emergencial, meu sogro está com a saúde debilitada e precisamos estar presente nessa situação.

Conclui o preenchimento do Imposto de Renda, porém minha irmã contadora não analisou a declaração. Poupei minha irmã nesse ano, mas notei um incomodo por parte dela, mas eu precisava aprender a fazer meu IRPF.

Fiz um Bootcamp sobre a linguagem Python, achei tranquilo, mas fiquei impressionado com a quantidade de objetos, eventos, propriedades e bibliotecas. Além de ter uma comunidade bem ativa, me inscrevi em um grupo de Whatssap e uma comunidade de Codewars.

Pretendo fazer outros Bootcamps e desejor começar os estudos de desenvolvimentos de aplicativos para celular.

 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.





13 comentários:

  1. Belo fechamento, VAR!

    E não arrume treta com contador, principalmente se for irmã kkk contador e advogados devemos ter sempre ao lado hehe

    ResponderExcluir
  2. Obrigado One,

    Eu adiciono o médico nesse grupo, não tem como esconder a vida desses três (contador, advogado e médico).

    Mas já estou de boas com minha irmã, quando ela viu a declaração, até agradeceu por não fazer.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem citado, agora formamos 3 pilares da longevidade; economias, segurança e saúde. hehe Abraços meu amigo.

      Excluir
  3. Olá VAR!

    Ótimo fechamento, bem sucinto e organizado!

    A distribuição da tua carteira está perfeita, um dia quero deixar a minha desse jeito também 😂

    Já programei em Python também, acho ela uma linguagem elegante, diferente de Perl por exemplo, e é bem tranquilo para aprender, além de ter uma comunidade muito ativa, por exemplo o "Stack Overflow", fui muito ativo por lá, na comunidade em português.

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Axel,

      Obrigado. Mas teve época que estava toda bagunçado, cheguei a ter 70% em PP. Vamos chegando aos poucos no equilíbrio.

      Com relação a Python, curti bastante e estou num forum bem movimentado. Vou entrar nesse link que você me passou, obrigado.

      Eu tenho facilidade com programação e desenvolvo alguns aplicativos em VBA no Excel e no Access. No momento avalio fazer uma transição de carreira.

      Abraços

      Excluir
  4. Oi VAR! Gostei da forma como você acompanha sua carteira. Estou começando a minha neste mês, ainda muito insegura, então vou acompanhar alguns blogs pra ter ideias de como conduzi-la. Espero daqui a um ano estar com uma carteira tão organizada e simples quanto a sua! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dane, fico lisonjeado.

      Fico feliz que esteja começando sua carteira. O que aprendi aqui na firesfera é ter que começar, depois com as dicas e sugestões vamos se acertando.

      Fico a disposição para dar uns palpites e deseje que fique a vontade para comentar sobre qualquer assunto.

      Abraços

      Excluir
    2. Nossa, que maravilha! Vou querer sim seu palpite VAR. Estou montando uma estratégia pra iniciar e, quando eu terminar, gostaria de compartilhar contigo por e-mail pra você dizer o que acha, se você puder me passar. Já estou me sentindo à vontade com essa acolhida. Obrigada!

      Excluir
    3. Dane eu gosto de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo dessa jornada Fire. Na minha carreira aprendi que ensinando é que se aprende e consolida nosso conhecimento.

      Estou estruturando o blog com uma área de planilhas e outros arquivos para facilitar o controle. Também deixei no blog um formulário para preencher seu e-mail para que possa me encaminhar e manter a privacidade.

      Sou suspeito para falar, pois nessa jornada aprendemos muito mais do que investimentos e aplicações. E fico feliz quando você inicia esse primeiro passo.

      Aguardo seu e-mail e também de outras pessoas que queiram uma sincera opinião sobre esse fascinante mundo FIRE.

      Abraços

      Excluir
  5. Caramba, que carteira organizada... Fiquei de bobeira também com a sua capacidade de explicar tudo, será que um dia eu chego aí? A gente que tá começando agora vê o seu patamar como um objetivo longínquo. Obrigado por dividir conosco.

    Abração do Estoico.

    https://estoicoinvestidor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estoico, bom dia

      Obrigado. Ainda preciso melhorar algumas coisas, mas "antes feito do que perfeito".

      Sempre tive facilidade com programação e comecei a estudar Excel com mais afinco. Aí comecei a praticar o Excel nos meus investimentos.

      Abraços

      Excluir
  6. Bela carteira e belíssimos aportes.
    Vou tirar um tempo e ler os posts mais antigos, é sempre bom aprender com quem está a mais tempo na estrada.
    Abraços.

    https://mendigoinvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu caro Mendigo.

      Estou a um tempo na jornada (meio sem quere e sem saber como investir), mas somente nos últimos 2~3 anos que conheci a comunidade FIRE e estou aprendendo muito com todos vocês.

      Passei uma boa parte de 2020 estudando sobre blog e o blog começou esse ano de 2021.

      Abraços,

      Excluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de março/2024 (2024-1T)

Olá, pessoal da Firesfera! Bom dia Um começo de ano com fortes emoções para todos. Entre agitações e tribulações, vamos junto e virtualmen...