segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Fechamento do mês de setembro/2022 (2022-3T)


Olá, pessoal da Firesfera!

Esses  meses de julho a setembro foram muito movimentados tanto do lado pessoal, como profissional e de investimentos. Dediquei boa parte do meu tempo para ajudar um amigo a fazer alguns projetos de energia solar. Apesar de ser uma "tecnologia promissora", pude perceber que a parte burocrática sobressai  sobre a técnica. Foram tantas solicitações e adequações que chega a desanimar. Tive algum ganho financeiro, mas a hora dispensada ficou acima do planejado. No final valeu pela experiência e por conhecer uma área nova.

Ainda na parte profissional, houve demandas significativas no ambiente de trabalho, devido a mudança do superintendente fui demandado por diferentes áreas da empresa (jurídicas, fiscal, contábil e financeiro). Apesar dessa pressão, estar na caminhada FIRE me ajudou a lidar bem com a situação.  

Na parte de investimentos, considerei pratico a atualização trimestral, dediquei um pouco de tempo atualizando minha planilha e deixei ela mais "clean" e fácil de analisar. Os gráficos estão mais auto-explicativos. Sugestões são bem vindas. 

Agora vamos aos números, gráficos e análises. 

1. DESPESAS E RECEITAS

Continuo com algumas receitas extraordinárias  e foram redirecionadas para os investimentos.

Tentei segurar, mas por fim relaxei e as despesas subiram, os gastos subiram 3% em comparação com trimestre passado. A inflação oficial (IPCA -1,32%) não reflete o cotidiano. O lado positivo é que poupei cerca 20% em relação ao planejado para esse trimestre.




2. TAXA DE POUPANÇA

A TAXA DE POUPANÇA desse trimestre (meses de julho à setembro) foi superior a 60%. Foi uma grata surpresa, mas isso deve-se a uma PLR extraordinária que não ocorrerá tão cedo. 

 

 

3. RENDIMENTOS

O trimestre teve um resultado interessante (2,1%), os mercados ainda continuam instáveis, a boa noticia foram os bons dividendos e a inflação "artificialmente comportada" de -1,32%. O resultado dos últimos 12 meses foi de 4,1% (perda real, pois o IPCA foi de 7,17%).

A renda fixa estagnou, pois a maior parte dos ativos está vinculado a inflação, mantenho a estratégia de "escada de CDB" e estou com quatro anos quase-completos. Aproveitei e fui as compras de mais CDB e LCA que estão interessantes. 

Os investimentos no exterior (-7,2%) continuam em queda nesse trimestre. Farei no próximo com os dividendos que pingaram.

No final, o portfólio oscilou levemente. 



Nesse trimestre aportei bastante, cerca de R$ 69.000. A evolução do portfólio continua lateralizada desde o semestre passado, esse trimestre começou bem, mas considero cedo para ver uma tendência.  Mantenho firme nos aportes e no balanceamento macro da carteira. 


4. JORNADA FIRE

Estou confiante em chegar a FIRE nos próximos três anos e meio.   

Nesse trimestre cerca de 68% da meta FIRE, um crescimento de 2% em relação ao trimestre passado. De passinho em passinho chegaremos no final dessa jornada. Parece pouco, mas a sensação de superar cada degrau provoca em mim uma satisfação muito boa.  



5. OUTROS ASSUNTOS

Conclui os estudos sobre Holding-Familiar, mas pretendo fazer isso após chegar no FIRE, pois percebi que há vários detalhes que necessitam de uma participação mais ativa e não consigo delegar isso nesse momento.

Fiz uma viagem de férias entre os meses de setembro e outubro. Foram vinte dias que pude curti um pouco mais a família e os amigos. Visitei Caxambu e São Lourenço, ambas as cidades ficam em Minas Gerais. Foi divertido e o pequeno VAR curtiu muito esses lugares e a senhora VAR também gostou de conhecer um lugar novo. 

E continuar

Voando Abaixo do Radar.








2 comentários:

  1. Muito show estes seus gráficos de aporte e rendimento! Parabéns pela evolução! Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Bilionário,
    Obrigado. Gosto de fazer esses gráficos e tenho aproveitado para fazer alguns parecidos na empresa que trabalho. É quase uma retro-almentação, faço um upgrade lá e coloco algumas ideias aqui.
    Agora é controlar a ansiedade.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera! Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIR...