sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Fechamento do mês de dezembro/2022 (2022-4T)


Olá, pessoal da Firesfera!

Em termos de investimento, esse foi um ano bem desafiador com um final lateralizado. Do lado pessoal e profissional foi um ano muito bom, tive vários desafios e boas oportunidades.
Esse inicio de ano está corrido e não vou me alongar muito. Agora vamos aos números, gráficos e análises. 

1. DESPESAS E RECEITAS

Esse trimestre eu enfiei o "pé-na-jaca", houve gastos não-recorrentes em várias áreas e no final eu estourei a previsão do trimestre (3,1% acima). 
Tentei segurar, mas por fim deixei as despesas subiram. Pretendo manter os gastos controlados nos próximos trimestres. 



Apesar dos gastos do 4° trimestre, o fechamento do ano de 2022 foi positivo e obtive um salving de 13,7% em relação ao planejado. 




2. TAXA DE POUPANÇA

A TAXA DE POUPANÇA desse trimestre (meses de outubro à dezembro) foi de aproximadamente 53%. Também devido aos gastos, não poderia ser diferente. Com isso a poupança no semestre foi de 60%, com praticamente o mesmo valor para o ano de 2022. 

 

 

3. RENDIMENTOS

O 4° trimestre teve um resultado pífio (0,2%), a renda fixa e a previdência também sofreram, apesar de ficarem positivas. O resultado dos últimos 12 meses foi de 5,3% (perda real, pois o IPCA foi de 5,79%).

A renda fixa lateralizou e os títulos públicos foram impactados com a marcação a mercado. Mantenho a estratégia de "escada de CDB" e estou com quatro anos completos. Continuo nas compras de LCA e DEB que estão com rentabilidades muito atrativas. 

Os investimentos no exterior subiram um pouco (4,1%), porem farei apenas reinvestimento com dividendos.

No final, o portfólio cresceu, porem aquém do desejado. 





Continuo com bons aportes. O portfólio cresceu, nesse trimestre começou bem, mas estagnou na sequencia.  


4. JORNADA FIRE

Apesar de ainda faltar três anos, estou começando a entrar em ritmo FIRE. Continuo trabalhando, porem sem aquela dedicação exaustiva e trazer serviço para a casa.   

Nesse 4° trimestre houve um retrocesso para cerca de 65% da meta FIRE, um decrescimento de 3% em relação ao trimestre passado. A maior causa desse decréscimo foi devido aos gastos exagerados de fim de ano, pois fiz alguns mimos para a família, considero um aumento momentâneo e não será recorrente. De toda a forma, tenho alguns planos de contingência que estão devidamente calibrados.  





5. OUTROS ASSUNTOS

Fiz uma viagem de férias para a casa dos nossos pais em dezembro. É muito bom rever a família e amigos. O pequeno VAR está cada vez mais falante e cheio de "personalidade", segundo a bisavó dele.

Teve confraternização na empresa no final de ano, e foi bom descontrair um pouco e fazer uma atividade de gosto muito: dançar. Apesar do tempo, não perdi muito do ritmo e da disposição. consegui dançar toda a noite. 

O ritmo de trabalho continua alto, no entanto diminui trazer demandas para o ambiente familiar. Conclui as atividades de GD com meu colega e os valores recebidos foram devidamente alocados.  

E continuar

Voando Abaixo do Radar.


13 comentários:

  1. Bacana teus resultados, VAR. Estou conhecendo os blogs da finansfera agora e vou acompanhar o seu. Obrigado por compartilhar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AMC, boa tarde

      Obrigado pelo comentário e pela visita. Apesar dos percalços, vamos caminhando rumo a IF.

      Abraços,

      Excluir
  2. Boa noite VAR,
    Muito foda o seu post, de verdade, sem puxa-saquismo, excelente seu jeito simples e organizado de divulgar seus investimentos. Muito inspirador.
    Um dia quero chegar nesse patamar tanto de qualidade quanto de patrimônio. kkk

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi CdP, boa tarde

      Fico lisonjeado, porem muito do que uso nos meus posts eu me inspirei em outros sites da Firesfera.

      Também as vezes paro e relembro em cada investimento que fiz nessa caminhada. E em breve os nossos patrimônios chegaram no nível desejado, somente não quero dobrar a meta. kkk

      Abraços,

      Excluir
  3. Boa noite VAR! Ótimo post! Você disse que está a 3 anos do objetivo FIRE...Qual a sua meta pra atingir o FIRE? Tem uma geração de renda mensal em mente? Como chegou no valor que usa como referência? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, boa tarde

      Obrigado pela visita.

      Tenho adotado uma meta mensurável de atingir 25 vezes a despesa anual (famosa regra dos 4%), após alcança-la pretendo fazer uma geoarbitragem (atualmente moro numa cidade com alto custo de vida) e mudar para uma região com menor custo e melhor qualidade de vida. Essa mudança tende a melhorar a proporção patrimônio/despesa (estimo 20 à 25%).

      A renda virá de um mix que consiste de dividendo de ações, ganhos com RF (CDB, LCA, DEB, etc.) e recebimento das previdências privadas.

      Tenho feito um controle das minhas despesas/investimentos nos últimos 15 anos (no começo em Excel, depois no Access e depois Excel novamente com mais VBA), sendo que nos últimos 6 anos fiz um controle mais organizado por tipo de despesas. Esse monitoramento ajudou a consolidar o montante necessário.

      Abraços,
      VAR

      Excluir
    2. Boa noite VAR! Como você considera o aumento de gastos com o tempo ligado a saúde? Pretende pagar plano de saúde ou confiar no SUS? E filho? Esta considerando gastos com escolas cada vez mais caras e universidade? Como você vê esses pontos dentro da estratégia do 4%?

      Excluir
    3. Oi VVI, boa tarde

      Agradeço pelos comentários e fico grato em conhecer minha estratégia.

      Eu simulei os gastos crescentes com o passar dos anos, nessas simulações considerei os custos de universidade do pequeno VAR (período de 18 à 24 anos). Pretendo ter um plano de saúde com cobertura hospitalar com coparticipação.

      Nas simulações fiz o detalhamento das despesas até a idade de 95 anos com acréscimos periódicos e calculei a VPL para o valor presente.

      Esse é uma tema que gosto muito de falar e pretendo refazer meu post com atualização do PIP (Plano de Investimento Pessoal) que encontra-se desatualizado. Considero um bom Plano de voo para nortear a jornada que evidentemente necessita de pequenos ajustes e correções.

      Abraços,

      Excluir
  4. Fantástica taxa de Poupança. Excelente. Abraço e feliz 2023 - AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi AA40, obrigado pela visita e agradeço pelo comentário. Manter se abaixo do radar na questão dos gastos tem sido imprescindível para a jornada FIRE.

      Abraço

      Excluir
    2. Adicionado ao nosso blogroll e publicamos um twit com seu exemplo de crescimento patrimonial. Siga-nos se puder https://twitter.com/aa40_fire
      Abcs AA40

      Excluir
  5. Bela taxa de poupança, parabéns pela disciplina! Você possui planos para a vida pós-FIRE? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi FT, boa tarde

      Obrigado pela visita. Sim, tenho uma série de planos: a primeira é fazer geo-arbitragem e mudar-me para uma cidade de menor custo e maior qualidade de vida, a segunda é voltar a dar aulas como voluntário, eu ministrei aulas como voluntário durante cinco anos em cursinho e Tele-Curso, terceiro é reabrir meu CNPJ e prestar serviços sob demanda na minha área de atuação e sem a pressão financeira que temos hoje.

      Esse é um breve resumo, mas tem outros pontos, como fazer viagens mais frequentes e acompanhar detalhadamente o crescimento do pequeno VAR.

      Abraços,

      Excluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera! Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIR...