quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Fechamento do mês dezembro/2020

Olá, caros leitores da Firesfera! 

Podem me chamar de VAR das iniciais de Voando Abaixo do RadarVamos para meu primeiro fechamento. Peço desculpas antecipadamente por quaisquer erros e sugestões/criticas/comentários serão bem vindos.

Priorizei estudar sobre planejamento financeiro no ano de 2020. De forma a organizar toda a movimentação financeira que visa facilitar a análise e tomada de decisão. Optei por dividir em quatro setores:

  1. Despesas - são as despesas do dia-a-dia de minha família (Sra. VAR, Sr. VAR e do pequeno VAR). estruturei como as despesas: fixas, variáveis, adicionais, extras, infantil, eventos, dentre outros;
  2. Receitas - referem-se a todos os proventos financeiros recebidos de meu trabalho empregado, aluguel de imóvel e receitas extraordinárias de serviços prestados;
  3. Aplicações - considero todas as aplicações financeiras aportadas (durante a fase de acumulação) ou retiradas (quando alcançar o FIRE);
  4. Rendimentos - considerei apenas os rendimentos das aplicações financeiras. Desconsiderei a valorização/depreciação de imóvel e outros bens.

Nesse primeiro fechamento, farei um panorama geral, porém desejo sugestões implementar nos próximos fechamentos.

1. DESPESAS

As despesas do mês de dezembro ficaram abaixo da previsão inicial, apesar dos gastos de dezembro terem sido maiores que novembro. Isso ocorreu devido a aquisições de presentes/mimos de Natal e locação de um veículo para visitar nossos parentes em outro estado. Destaca-se os seguintes observações: 

  1. As despesas acumuladas no ano (R$ 96.436,64) ficaram bem abaixo (71%) dos gastos estimados para o ano de 2020; 
  2. Despesas fixas que incluem gastos com aluguel, condomínio, pós-graduação e impostos) são o maior percentual (40,1%) e tiveram o menor saldo residual (~R$ 4.400); 
  3. Despesas variáveis são a segunda rubrica (25,9%) e tiveram o maior saldo residual (~R$ 14.700) que ocorreu devido a menor utilização de metrô, ônibus, combustível, passagens aéreas e táxi/Uber;
  4. Despesas infantis possui um saldo alto (~R$ 10.100) devido a um dimensionamento muito conservador para o meu primeiro filho (o pequeno VAR).



2. RECEITA

A receita acumulada no ano de 2020 foi de R$ 233.021,22 sendo a maior parte proveniente de meu emprego assalariado (88,4%) seguido da receita proveniente de aluguel de meu imóvel (6,6%) e o recebimentos diversos (5,0%).


3. APLICAÇÕES

As aplicações (aportes) financeiras no ano de 2020 foram de R$ 153.245,97. Esse valor representa cerca de 65% das minhas receitas atuais. Considero um valor arrojado que deve-se a expressiva redução das despesas pessoais no ano de 2020. 


4. RENDIMENTOS

Essa é a parte que considero mais divertida rumo a Independência Financeira. Fiz aportes expressivos ao longo do ano e utilizei a maior parte da minha reserva de oportunidade entre os meses de fevereiro e junho. O rendimento do portfólio (excluindo a PP patronal) foi de R$ 202.834,66, sendo que a euforia no mês de dezembro foi grande (R$ 71.330,55). 

Meu portfólio possui um percentual expressivo em previdência privada (40,1%) que desejo gradualmente reduzir para um percentual de ~30%. Esse concentração deve-se a PP do meu antigo trabalho na qual contribuía com um percentual acima do valor patronal e também a PP do emprego atual. Optei por retirar do cálculo o valor investido pela empresa que tem o direito de reter quando eu sair da empresa.

A Renda Variável representa 39,1% do portfólio, esse percentual está dentro da minha tolerância a risco (40%). Pretendo fazer algumas mudanças futuras, dentre elas extinguir o fundo e aplicar em ETFs. 

Possuo duas categorias de Renda Fixa: (i) Reserva de Oportunidade que possuem liquidez diária e baixíssima rentabilidade; (ii) CDB, TD que tem prazos médios a longos. Pretendo manter um percentual de 10% na reserva de oportunidade e 20% no CDB e TD.



5. CONCLUSÃO

O resultado geral do ponto de vista financeiro foi muito positivo. 


Posso soar arrogante, mas confesso que tive um pouco de (senão muita) sorte no ano de 2020: (i) Primeiro por eu e minha família estarem vivos e saudáveis; (ii) Manter o emprego e continuar trabalhando, mesmo com todas as limitações de deslocamento; (iii) Despesas caírem com o inicio da pandemia no Brasil; e (iv) manter o sangue frio durante todos aqueles circuit-breaks e continuar aportando.

Para 2021 pretendo manter a diretriz de acompanhar as aplicações e despesas de perto. Pretendo estudar mais sobre o ETF, BDR e outros índices que acompanham o mercado. E aumentarei meu aporte nos CDB, TD, etc. 

Desejo receber comentários, criticas e sugestões dos membros da Firesfera.

E pretendo continuar Voando Abaixo do Radar.


2 comentários:

  1. Começando a ler desde o primeiro post...

    para quem tiver a curiosidade, recomendo a leitura em ordem cronológica, que torna a jornada mais divertida :)

    P.I.

    ResponderExcluir

Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de dezembro/2023 (2023-4T)

Olá, pessoal da Firesfera! Desejo que todos estejam bem. Esse foi mais um ano de emoções para todos. Rumo a mais um passo na conquista FIR...