segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Fechamento do mês de setembro/2024 (2024-3T)

Olá, pessoal da Firesfera! Boa tarde

Podem puxar minha orelha, admito que eu mereço. Já estava com os resultados dos meus investimentos/despesas/receitas disponíveis desde a segunda quinzena de outubro e somente agora sentei e planilhei os resultados. Poderia me justificar que a planilha precisava de ajustes que eu fiz, mas foram ajustes bem pontuais: Comparar com CDI e IPCA; melhorar a categorização das despesas; corrigir alguns indicadores, dentre outros. Nenhum desses pontos justifica e eu confesso que deixei a procrastinação me vencer.

Percebo que a procrastinação é algo muito real e pode nos atingir, mesmo para pessoas muito focadas. Considero importante ter um tempo para divagar e colocar os pensamentos em dia. Tenho feito isso com muita frequência e o ponto principal é o equilíbrio, ou como também gosto, harmonia entre os diversos ambientes.

Dentro do ambiente familiar, a relação continua agradável com a Sra. VAR e com o pequeno VAR. O pequeno VAR encontra-se muito ativo e a esperteza aumenta a cada dia.

No ambiente pessoal, a jornada do auto-conhecimento possui a maior alocação de tempo, através da leitura e áudios de obras filosóficas.  A terapia continua e também levei puxões de orelha do terapeuta, pois comentei que tenho o blog e ouvi a recomendação de continuar a escrever.

Após a compreensão de vocês, segue os resultados do último trimestre. A evolução desse trimestre 2024-3T foi boa, no nosso termômetro passou para 98,6%, ante o trimestre anterior (2024-2T) foi de 94,2%.  



Nosso Termômetro nesse 3° trimestre de 2024.



Evolução FIRE entre 2012 à 2024-3T.


1. DESPESAS E RECEITAS

Modo "pé-na-jaca" ainda encontra-se no modo ON. Para evitar descontroles, programei o envio de relatórios semanais para meu e-mail e da sra. VAR, coisa bem típica de Nerd, mas gosto de deixar esse "lembrete" recorrente. Considero que dessa forma, não percamos no caminho. O item EXTRAS impactou fortemente as DESPESAS, mas no somatório ficou dentro do orçamento. 

As RECEITAS encontram-se normais e esse trimestre não fiz serviços “extras”.




Apesar dos gastos e obtive um bom nos últimos 12 meses. No trimestre, o salving ficou estável (-0,2%), dentro da expectativa. 

As DESPESAS ficaram dentro do orçamento previsto.




2. TAXA DE POUPANÇA

A TAXA DE POUPANÇA no acumulado de 12 meses ainda encontra-se em aproximadamente 60%,  no entanto com tendencia de queda nesse ano (56%). Mantenho os valores no radar, mas sem grandes alardes.






 

3. INVESTIMENTOS

O 2° trimestre teve um bom resultado, puxado pelo investimento no exterior e pasmem pela bolsa brasileira. O ROE acumulado de 12 meses foi de 11,6% e o 2024-3T foi de 4,1%. O resultado final desse trimestre comparado com CDI e IPCA foram bons: 156,2 % do CDI e 4,1% acima do índice de inflação IPCA trimestral. No acumulado de 12 meses foram ganho rela (descontado a inflação) de 6,85% e 105,2% do CDI.

 


Minha alocação encontra-se bem próximo do meu planejamento e  por isso tenho diversificado em várias classes de ativos: RV, RF  e exterior de forma a manter o percentual de alocação. Tenho encontrado boas opções de renda fixa e a renda variável está muito atraente. A estratégia de "escada de CDB" tem se mostrado robusta com o recebimento de juros/amortizações alcançado bons resultados. Fiz uma contagem dos papeis de RF e já tenho quase 80 papeis com diferentes vencimentos.



O portfolio, ainda, ficou acima do indicador de CDI e IPCA. Mas tem sofrido para indicadores mais fortes (Dólar e S&P). Dedico bastante atenção e o portfolio ganha levemente do CDI (105,2%), pelo menos tem ganho real (6,85%) já descontado IR. 



Concluído a migração do portfólio no trimestre anterior, de arrojado para moderado/conservador, agora é rebalancear internamente a RENDA VARIAVEL e EXTERIOR. Tenho avaliado algo entre 10 e 15% para a RENDA VARIAVEL e 15% no EXTERIOR (atualmente está em 5%).

 

 

Continuo firme com os aportes. Não tive recursos não recorrente esse trimestre, mais me desfiz de alguns ativos de RENDA VARIÁVEL.

 

 

4. JORNADA FIRE

Esses período de menos de um anos para o FIRE ainda mantém um frio na barriga. O termômetro FIRE passou de 98% e devo concluir tranquilamente a minha meta nesse final de ano, quase um ano antes da previsão.

 

 

A evolução nunca foi linear, no entanto a disciplina e persistência tem mostrado os resultados. Resultados não apenas financeiros, mas também em várias áreas da minha vida.

 

 

5. OUTROS ASSUNTOS

Nesse trimestre terei outra palestra, dessa vez virtual, e incrivelmente tem surgido bons resultados em termos de network. Desejava fazer presencial, mas minha gerência não aprovou.

Façam terapia, essa é uma grande recomendação, considero com a mesma relevância que a de investimentos. Meu psicológico encontra-se num nível mais preparado para a próxima etapa FIRE. Não é estranho que só podemos ver nossas partes externas? Mas quase tudo acontece primeiramente dentro de nós e raramente damos a devida atenção. 

Também visitamos nossos parentes, para participar do aniversário da sobrinha da sra. VAR. O pequeno VAR ficou muito feliz e se divertiu muito, ele gostou e deseja ficar mais, confesso que eu também

Fiz check-up geral e a saúde encontra-se em ótimo estado, esse é outra esfera da vida que tenho dedicado atenção especial para aproveitar melhor a vida.


E continuar

Voando Abaixo do Radar.















Contato por e-mail

Nome

E-mail *

Mensagem *

Fechamento do mês de setembro/2024 (2024-3T)

Olá, pessoal da Firesfera! Boa tarde Podem puxar minha orelha, admito que eu mereço. Já estava com os resultados dos meus investimentos/de...